Blusa

Blusa é uma peça de roupa do vestuário feminino ou masculino, feita de tecido ou malha sobre o tronco, seja solta na altura da cintura, ou abaixo, seja presa sob o cós da saia, calça etc, e que pode ter ou não mangas, gola ou botões.

É uma peça de roupa equivalente a uma camisa, destinada a cobrir o tórax e o abdómen. No Brasil, é muito comum usar a palavra blusa com a denominação de “blusa de frio”, uma peça de roupa longa que cobre os braços, o tórax e o abdômen inteiramente usada para se manter quente em dias frios. Esta blusa também é chamada de blusão vestimenta de crianças e mulheres, com ou sem mangas ou gola, que termina na cintura.

Com a imensidão de estilos existentes hoje, temos diversos modelos de blusas femininas e masculinas, e recentemente a popularização do estilo “sem gênero” – peças para homens e mulheres, porém não é o mesmo que o termo unissex usado no passado. Não é porque a blusa é sem gênero que precisa ser básica, o estilo vem renovado e com muita informação de moda para ambos os sexos.

As blusas possuem uma série de variações de modelagem e estilo, blusas de frio, batas, túnicas, regatas, camisas, croppeds e muitas outras.

As Blusas de frio podem ser de tricot, moletom, malhas finas, com elasticidade ou sem e são ideais para temperaturas frias que acontecem normalmente no outono e inverno.

Batas e túnicas são peças com corte mais amplo, de mangas longas ou curtas e confeccionadas em tecido plano, como tricoline, cambraia de algodão, viscose que dão leveza ao produto.

As regatas podem ser de inúmeros estilos e tecidos como malhas, tecido plano, básicas, bordadas, com estampas, para linha fitness, é ideal para os dias quentes do verão.

As camisas são peças atemporais, podem ser despojas ou sociais, para lazer ou trabalho, lisas ou estampadas, manga curta ou longa. Hoje em dia as camisas de viscose com estamparia vibrante e alegre tem feito sucesso também entre os homens.

A blusa cropped é aquela peça mais curtinha, na altura na cintura, faz muito sucesso entre as mais jovens. Pode ser usada com as partes de baixo de cintura alta formando lindas produções, e pode ser de tecidos, malhas, tricot, com transparência, bordados, estampas, básicas ou não.

Confira também