Calça

Peça única de roupa masculina ou feminina que se ajusta à cintura (ou algo abaixo dela) e cobre cada uma das pernas em separado, geralmente até a altura dos tornozelos

Uma das maiores peças chaves do guarda-roupas feminino é a calça. De diversos tipos, modelos, estilos e tecidos as calças são coringas para qualquer estação e completam desde looks casuais até os mais formais. Porém as calças demoraram um tempinho para entrarem no mundo da moda feminina. 

O primeiro contato da moda feminina com a calça, foi quando o designer Paul Poiret, o mesmo que deu um fim ao uso dos espartilhos, criou em 1909  um modelo mais leve e largo de calças para mulheres, que na verdade era uma pantalona bufante da primeira temporada parisiense dos Ballets Russes.

Com essa necessidade as mulheres também precisavam de uma roupa confortável, uma vez que os longos vestidos e saias não eram uma boa opção para o trabalho. A estilista Coco Chanel foi uma das primeiras a usar a calça. Com um modelo largo, solto no corpo e modelagem confortável, Chanel deu início para a popularização das calças femininas.

Na década de 80 o uso das calças se popularizou a nível mundial, porem ainda haviam países que abominavam a existem dessa peça. Em países mais severos como o Sudão por exemplo, a lei contra o uso das calças foi reforçada desde o ano de 1991 e persiste até os dias de hoje. Lá uma mulher que usa calça esta incitando o crime do uso de trajes obscenos.

 

Confira também