Casaco

Peça de vestuário de mangas compridas, 3/4 ou 7/8, aberta na frente, pode ser aberta ou fechada, e se fechada com opção de botão, zíper, colchete, etc. Cobre o tronco podendo ter shape reto, amplo ou acinturado.

É uma peça geralmente usada no inverno, cheios de charme e com texturas diferenciadas, prontos para dar um up nas produções e proteger do frio. Os casaco podem ser longos, curtos, com pelô, brilho, rendas, malhas texturizadas, pedrarias, uma infinidade de opções.

Os casacos são peças de roupa tanto feminina quanto masculina, com base nas camisas de mangas compridas, o tecido que é confeccionado é mais pesado e grosso, são peças que protegem as pessoas do frio.

Temos diferentes tipos de casacos, cardigan de tricot, trench coat, blazer,

Casaco é a peça de roupa tanto masculina quanto feminina baseada nas camisas de mangas compridas, em que o tecido, é mais pesado ou grosso. Casacos têm o objetivo de proteger seu usuário contra o frio.

Os principais casacos são: Os cardigans, Trench Coat, Parca e Blazer.

O cardigan foi uma peça de roupa criada durante a primeira metade do século XIX por James Thomas Brudenell, no País de GalesMilitar na Guerra da Crimeia, sentia-se pouco à-vontade dentro do seu pulôver regulamentar, e costurou o seu próprio cardigã. Mais tarde, o cardigã viria a ser aperfeiçoado, passando pela adição de botões na parte frontal da peça de vestuário.

O Trench Coat é um casaco que atravessou séculos. Imortalizado pela Burberry, o modelo foi criado no período da Primeira Guerra Mundial por Thomas Burberry, especificamente para soldados. Segundo informações da L'Officiel Brasil, a história começou muito antes, com o Tielocken. Criado em 1895, a peça foi feita de um tecido revolucionário, a gabardine, desenvolvido e patenteado por Burberry. Na época, ele foi sucesso de vendas, pois era reconhecido pela sua qualidade e desempenho, já que seu público-alvo eram os soldados britânicos. Com o tempo, o sobretudo passou a vestir oficialmente os soldados da linha de frente.

A parka é um dos componentes da tendência militarista que nos acompanha há várias temporadas. É um casaco mais largo, impermeável, usado para proteger das condições climáticas. A parka é usada tanto por esportistas ao ar livre como parte do uniforme militar

E por ultimo o blazer, peça de alfaiataria super versátil, Na década de 20 a peça foi introduzida ao guarda-roupa feminino por Coco Chanel como uma expressão da força que as mulheres adquiriam neste período.

O blazer era combinado com saias pregueadas, camisas e gravatas. Além disso nesta mesma época ficou famoso o blazer estilo marinheiro, com listras azuis e brancas e botões dourados. Depois da liberdade dada por Chanel o blazer volta a ter grande importância na metade dos anos 60, desta vez com mais poder e imponência, representando uma nova atitude feminina o qual se tornou a marca revolucionária de Yves Saint Laurent que apresenta em 1966 “Le Smoking”, que difundiu o uso de paletós e ternos pelas mulheres.

 

 

 

 

Confira também